sexta-feira, 12 de abril de 2013

Inovação e sustentabilidade caminham juntas

Sustentabilidade é a palavra do momento no mercado. Empresas e consumidores estão cada vez mais atrelando seus hábitos de compra e venda a esse conceito. As práticas realmente sustentáveis das empresas requerem grandes mudanças de hábito, processos, produção e até fornecedores. Ou seja, adequar sua empresa ao conceito de sustentabilidade requer inovação. É isso que afirma a tese de doutorado que Luciana Hashida defenderá, na Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Luciana também é gerente de gestão e redes de inovação da Natura, e pretende apresentar números e dados da própria empresa para comprovar sua tese, como a estratégia da Natura de destinar de 2,5% a 3% de sua receita líquida anual em inovação, com um departamento com cerca de 400 pessoas empenhadas nesse objetivo.

A empresa é uma das mais conceituadas nesse critério, tendo investido pesado em reduzir produtos de origem animal. "Foram dados passos graduais ao longo do tempo, e hoje chegamos a um índice de mais de 80% de vegetalização das nossas fórmulas", afirma Luciana. A Natura é uma das pioneiras no mundo a produzir sabonetes a base de óleo vegetal. Luciana diz, ainda, que é impossível criar ou adequar produtos para menor impacto ambiental sem grandes esforços em inovação.

 “Na área de processos, eles investigam como criar um produto com matéria-prima renovável e que esse fluxo seja sustentável, enquanto em embalagem eles já observam o ciclo de vida completo. Assim, inovação e sustentabilidade andam juntas, comprovando uma tese que tem sido muito discutida na academia. Ou seja, no nascimento dos produtos ambos estão ligadas e se relacionam", afirma ela, que espera obter sucesso em sua tese na FGV-EAESP.

 Fonte imagem: http://www.freegreatpicture.com/fun-business/interesting-material-of- commerce-28831




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