terça-feira, 23 de abril de 2013

Graça Foster, presidente da Petrobras, realiza palestra na FGVEAESP


No último sábado (20/04), os alunos da FGV-EAESP tiveram o prazer de acompanhar a palestra da presidente da Petrobras e ex-aluna da Fundação, Maria da Graça Foster, que aproveitou para discutir as questões energéticas no Brasil, além da política de alianças externas da empresa, a matriz energética do Brasil e do mundo e o pré-sal.

A palestra correu de maneira agradável e descontraída, com a presença da diretora da EAESP, Maria Tereza Leme Fleury, que aproveitou a ocasião e a presença tão nobre de Graça Foster para lançar a edição da revista GVexecutivo, que fala justamente sobre a ascensão das mulheres no mercado de trabalho. 

Na palestra da presidente Foster, muito se falou sobre matriz energética. Com uma das matrizes mais balanceadas do mundo, o Brasil se destaca na utilização de fontes de energia renováveis. Cerca de 47% da energia consumida no país vem dessas fontes, principalmente hídricas e do etanol. Quando questionada sobre a relação entre a Petrobras e o etanol, a presidente foi enfática ao dizer que o recurso ainda faz e fará parte dos planos da empresa, e que a Petrobras continuará investindo em etanol. “Eu gosto muito mais de etanol do que de gasolina. O Brasil tem tudo a ver com etanol e o etanol tem tudo a ver com o Brasil”, relatou.

Foster afirmou que a Petrobras estima que 50% de sua produção seja de origem do pré-sal, até 2020, e insiste em dizer que o pré-sal é, sim, uma realidade. Com ele, a empresa busca crescimento entre as maiores produtoras de petróleo do mundo, pois os gráficos das previsões mostram uma vertiginosa queda na produção em relação à demanda, que continua a crescer. Para atender essa demanda mundial, os previsores apostam em quatro países produtores: EUA, Iraque, Canadá e o próprio Brasil, com o pré-sal. Por isso, a presidente é categórica ao afirmar sobre a posição da Petrobras nesse cenário: “A prioridade da Petrobras é produzir petróleo, depois vem refinaria e geração de energia”, afirmou, estimando um investimento de US$147 bilhões em produção de petróleo, nos próximos 5 anos.


Depois da palestra, em um bate-papo um pouco mais descontraído, a presidente respondeu a algumas perguntas vindas da plateia, formada por alunos, professores e convidados da FGV-EAESP. Pré-sal e as alianças externas da Petrobras foram os assuntos preferidos dos convidados, mas sobrou espaço para falar sobre a importância da figura feminina dirigindo a maior estatal do país. Sobre tal assunto, Graça respondeu de maneira bem humorada, mas também incisiva: “Não importa se [a pessoa] é homem ou mulher; [ela] precisa ser eficiente naquilo que faz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário