terça-feira, 2 de abril de 2013

Fundos de Private Equity criam comitês de compliance

 Os fundos de investimentos de Private Equity brasileiros, quando se situaram no Brasil, faziam uma pequena exigência que parecia justa na época: a criação de um comitê de investimentos, no qual os cotistas tinham participação nas decisões de investimento do fundo. Na época, os gestores aceitaram, afinal, que era um preço baixo para se pagar em troca de receber uma fatia de investimento do fundo. Mas hoje, esse modelo começa a ser questionado.

 A argumentação do questionamento é simples: em teoria, o gestor deveria ter autonomia e olhar clínico para decidir em quais ativos investir. Outro ponto é que participar das decisões implica em ter que lidar com a responsabilidade das consequências e esse é um risco que o estrangeiro, principalmente, não quer correr.

 Como em todas as situações, cada um dos lados possui suas vantagens e falhas. O comitê de compliance, formado exclusivamente por gestores, pode dinamizar muito os processos de aprovação de investimento e acabar com as discussões e indecisões que os comitês de investimentos vivem tendo por motivos de divergência de opiniões dos cotistas. Enquanto os cotistas podem possuir muito mais experiência de mercado e tato para perceber quando o investimento poderá resultar em prejuízo para o fundo.

 Mas esse último só se aplica caso os cotistas realmente sejam qualificados. Do contrário, o comitê de compliance passa a ser mesmo a melhor opção: “Nesse caso, dar liberdade para o gestor e apenas monitorar o processo de investimento deixaria o fundo mais eficiente", conclui Cláudio Furtado, professor da FGV- EAESP e fundador do Centro de Estudos em Private Equity e Ventare Capital (GVcepe).



Nenhum comentário:

Postar um comentário