segunda-feira, 15 de abril de 2013

As oito saúdes

Chavões do tipo “dinheiro não é tudo na vida” e “o importante é ter saúde” são clássicos da vida, e até fazem certo sentido. Embora dinheiro e saúde sejam aspectos importantes para se levar uma vida, existem outros itens bem relevantes, que devem ser levados em conta na hora de balancear suas atividades e rotinas. É o que os especialistas em inteligência emocional chamam de “as oito saúdes”. Conheça todas elas, a seguir, e descubra como isso pode melhorar a sua vida:

1. Saúde Física 

 É o cuidar do corpo. A saúde como nós conhecemos. Se alimentar bem, praticar exercícios físicos e visitar o médico para fazer um check-up são exemplos de como manter essa saúde em dia. Atividades físicas rotineiras são prazerosas e estão ligadas ao lado emocional.

 2. Saúde Espiritual 

Ansiedade e angústia podem ser sintomas de que essa saúde não anda bem. Independente de crença religiosa, é bom cuidar da espiritualidade. Meditação, ioga, participar de algum culto religioso ou até tirar um tempo para refletir são maneiras de cuidar dessa saúde.

 3. Saúde Intelectual 

Excesso de preguiça e falta de novas ideias são fatores que desandam a saúde intelectual. Pratique uma boa leitura, exercite o cérebro com jogos inteligentes e mantenha-se bem informado.

 4. Saúde Profissional 

 Aqui, são problemas a falta de estímulos no trabalho e a má vontade na hora de trabalhar. Alinhe seus objetivos com os objetivos da empresa e busque ser proativo no trabalho. Se nada disso o animar a trabalhar, procure outro emprego.

 5. Saúde Financeira 

 Muitas pessoas podem confundir saúde financeira com profissional. Se você está gastando demais e administrando mal o seu salário, seu problema é de saúde financeira e não profissional. Se você compra algo e já se desespera em como irá pagar, você precisa repensar sua educação financeira. Segundo Fábio Gallo, professor de Finanças da FGV-EAESP, ter uma boa saúde financeira está atrelado ao fato de poupar, estar preparado para emergências e consumir com prazer – claro, sem o risco de não conseguir pagar depois.

 6. Saúde Familiar

A saúde familiar está relacionada com a boa relação pessoal com filhos, pais e irmãos. Até mesmo com parentes um pouco mais distantes. O importante é manter bom relacionamento e não abusar de meios impessoais no contato com eles (como e-mail, telefone, sms).

7. Saúde Social 

 Preserve amizades antigas e verdadeiras. Outra maneira de ter uma boa saúde social é fazer trabalho voluntário. Lembre-se: independência em excesso pode virar solidão.

8. Saúde Ecológica 

Práticas inteligentes garantem um futuro melhor para todos. Não negligencie sua saúde ecológica. Tome banhos mais curtos, jogue lixo no local certo e consuma com responsabilidade. São pequenas atitudes, mas que garantem um ótimo retorno para sua saúde.



 Fonte imagem: http://www.sxc.hu/photo/1031935


Nenhum comentário:

Postar um comentário