segunda-feira, 8 de abril de 2013

A importância de olhar para os profissionais mais velhos

Muito se fala sobre o profissional jovem, sua criatividade, inovação e como é difícil encontrá-lo no mercado. Mas as empresas estão se tornando obcecadas por esse perfil e se esquecendo da importância que tem uma outra faixa etária: os mais velhos (com mais de 40 anos).

Esses profissionais são importantes por terem mais experiência, por isso, geralmente conseguem tomar as melhores decisões nos momentos decisivos, estão mais acostumados à pressão, conseguem identificar problemas e fazer diagnósticos com mais facilidade. Além disso, um dos fatores mais determinantes nessa faixa etária é o fato deles não serem tão tentados a entrar no processo de rotatividade entre empresas, muito comum entre os mais novos.

 Um estudo feito pela PwC, em parceria com a Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), afirma que o Brasil ainda não está pronto – nem em viés de se preparar – para a inversão da pirâmide etária que já está se encaminhando no país. Isso porque a expectativa de vida aumentou, ao passo que a taxa de natalidade caiu, um cenário comum em países mais desenvolvidos, que agora começa a se manifestar no Brasil. As empresas precisam estar preparadas para essa fase cada vez mais real. Alguns motivos que levam as empresas a não acreditarem nesses profissionais vêm da percepção de que eles se acomodam com a proximidade da aposentadoria, a falta de flexibilidade desses profissionais com as mudanças no trabalho e, o principal motivo, esses profissionais são relativamente mais caros que os mais novos. Com exceção ao último, esses motivos podem ser desmistificados com o tempo e as empresas vão poder valorizar esses trabalhadores como se deve. Afinal, com o tempo, eles farão parte da grande mão de obra disponível no mercado. 

Fonte imagem: http://www.freegreatpicture.com/business-class-people/business-figures-30546

2 comentários:

  1. Isso mesmo! Concordo plenamento com o artigo. A verdadeira valorização de uma Empresa, passa, e muito, pela valorização dos profissionais mais experientes - os seniores.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, hoje com a carência de profissionais qualificados, algumas empresas já buscas antigos colaboradores,já aposentados, para o retorno as atividades. Essa categoria mais experiente é sem dúvida, mais cara comparando-se aos jovens em inicio de carreira mas, em contrapartida a experiência que possuem garantem um número menor de erros que poderiam acabar por acarretar sérias consequências a longo prazo. O jovem profissional deve sem dúvida alguma ser valorizado, é importante unir a experiência do mais velho com a vitalidade do mais novo, assim,ganha todos os lados.

    ResponderExcluir