quinta-feira, 14 de março de 2013

Títulos públicos e seus riscos

 O Tesouro Direto é um fundo de investimento de baixo risco, criado pelo Tesouro Nacional, no qual qualquer pessoa física pode investir sem sair de casa – todas as transações são feitas via internet. Mas os investidores que possuem aplicações nesse fundo tiveram uma surpresa negativa em seu extrato de fevereiro. Isso por que o fundo teve uma queda nos últimos 30 dias em resposta ao provável aumento da Selic.

O recuo do Tesouro Direto foi entre 0,49% a 7,53%, um valor considerado alto para um fundo de investimento que quase não possui riscos e rende a uma taxa combinada no momento da compra do título. Segundo Fabio Gallo Garcia, professor de Finanças da FGV-EAESP, esses números servem para lembrar que mesmo a renda fixa possui riscos, mas que, embora tenha havido essa queda, o melhor é não se desesperar e manter o investimento. “No vencimento, eles terão rendimento exatamente da taxa prevista no momento da compra, seja de 7,25% ou mais. Mas até chegar ao vencimento, o que pode ser em 2015 ou 2016, os títulos terão meses de rendimento maior ou perdas. Quem comprou 30 dias atrás e precisou vender antecipadamente realmente perdeu dinheiro”, explica. Pode parecer controverso que um título de renda fixa tenha tido uma queda em resposta a uma alta na taxa básica de juros, mas há motivos para isso. Quem comprou títulos prefixados há mais de 30 dias atrás, fixou sua taxa de retorno em 7,25% - taxa de juros da época.
 Com a alta da Selic para 7,50%, essa aplicação está rendendo abaixo do mercado, o que a deixa menos atraente a novos investidores e acaba baixando o valor do título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário