segunda-feira, 18 de março de 2013

Taxa básica de juros é mantida em 7,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) e o Banco Central decidiram por manter a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano, por decisão unânime. O Copom afirma estar atento ao cenário macroeconômico e às perspectivas de inflação para, então, tomar uma decisão quanto aos próximos passos na estratégia de política monetária. O próximo encontro do Copom acontece nos dias 16 e 17 de abril.

 A decisão do Banco Central de manter a Selic estabilizada já era esperada, mesmo com o início do ciclo de aperto com expectativas inflacionárias. "Caso a inflação pressione, o governo deve subir a Selic na próxima reunião", avaliou Samy Dana, professor da FGV-EAESP.

 O último boletim Focus lançado traz uma estimativa maior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), embora quase irrisória, passando de 5,69% para 5,7%. Após pressão do preço dos alimentos em janeiro, é esperada uma queda no IPCA de aproximadamente 0,4%, reduzindo as chances de uma alta nos juros.

 A queda dos juros, que foi de 5,25 pontos desde 2011, fez com que crescimento do PIB também sofresse uma leve baixa. Calculado em 0,9% em 2012, o crescimento do ano anterior foi de 2,7%. A expectativa é manter a Selic nesse patamar até o final do ano. Para 2014, a estimativa é que a Selic encerre o ano em 8,25%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário