segunda-feira, 25 de março de 2013

Empresas ainda possuem poucas mulheres presidentes

 As mulheres estão se firmando cada vez mais no mercado de trabalho brasileiro, mas ainda existem muitas barreiras a serem vencidas, e a principal delas é superar a desconfiança do próprio mercado, principalmente quando se trata de cargos mais altos dentro das corporações.


 Das 64 empresas cujas ações compõe o índice Ibovespa, apenas 4 são presididas por mulheres. São elas: Graça Foster, da Petrobras, Anna Christina Ramos Saicali, da B2W (Americanas.com e Submarino), Dilma Pena, da Sabesp e Ana Maria Machado Fernandes, do grupo EDP (do setor de energia elétrica).

 "A maior parcela dos presidentes é proveniente do setor comercial das empresas, área em que há poucas mulheres. Elas costumam ir para administração ou marketing", diz a professora da Fundação Getulio Vargas, Denise Delboni. "A gravidez também afeta. Elas se afastam por um período, enquanto os homens continuam avançando”, completou Delboni. 

 Além dessa presença reduzida nos cargos gerenciais, as mulheres ainda precisam lidar com a disparidade de salários dentro da corporação. O setor de seguros é onde existe a maior divergência de valores, com os salários das mulheres podendo ser até 34% menores do que o dos homens num mesmo  cargo. Em seguida, vem o segmento do varejo, como segundo com maiores diferenças entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário