terça-feira, 5 de março de 2013

Certificações e selos de sustentabilidade estimulam empresas e impulsionam


As empresas brasileiras estão cada vez mais preocupadas com a sustentabildade, e o que prova isso é o aumento considerável no número de selos e sistemas de certificação ligados à sustentabilidade, em levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o órgão, existem mais de 30 selos ligados a esse tema.

No mercado de capitais, a questão começou a ser trabalhada com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2). Também aumenta, a cada ano, o número de prêmios e rankings para empresas empenhadas em fazer algo além do que separar o lixo em latas coloridas. Essas práticas estimulam as empresas a se manterem dentro dos padrões mínimos requeridos por esses índices, fato que exige mobilização de suas equipes para cumprimento dessas normas. Hoje, mais da metade das empresas que negociam ações na bolsa brasileira relatam suas atividades sustentáveis, e as que não relatam justificam o porquê disso.

Essa preocupação não é à toa, tendo em vista que o ISE tem desempenho superior às demais carteiras da casa. Em janeiro, por exemplo, o ISE fechou com alta de 0,72% enquanto o Ibovespa teve queda de 1,95%. Comparando os últimos 12 meses o ISE ficou com alta de 14,55%, enquanto Ibovespa ficou com uma queda de 5,25%.

As empresas que fazem parte do ISE dizem receber um apreço de investidores de fundos europeus, principalmente pelas práticas sustentáveis. Embora fazer parte do ISE, por si só, não eleve o valor das ações da empresa, o benefício da sustentabilidade começa a ser notado no ramo empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário