sexta-feira, 15 de março de 2013

As chances que as lacunas na saúde pública deixa

Enquanto temos de um lado avanços tecnológicos que garantem medicina de ponta, do outro lado vemos um sistema de saúde precário e decadente, com pessoas sofrendo nas filas de hospitais e leitos nos corredores. Mas em meio a esse cenário caótico, alguns empreendedores aproveitam as lacunas deixadas principalmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde, que atende cerca de 67% da população brasileira) para investir e lucrar em cima da saúde.

 “A parte de sistemas de informação requer investimento e tem sido alvo de muitas empresas”, destaca Ana Maria Malik, coordenadora do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas. Malik também destaca que no setor gira uma verba que pode chegar a casa dos trilhões de reais, mas que apenas 50% desse montante vai pro governo. Mais uma prova da força com que os empresários chegam nesse ramo e um passo importante, devido a falta de competência dos órgãos públicos em oferecer uma saúde de qualidade.

 “Eu estive em um evento para avaliar o projeto de empreendimento no setor de saúde e fiquei abismada com a quantidade de ideias. A gente pode ver que tem uma série de coisas novas. Nós temos uma medicina do século 21, num sistema de saúde do século 20 e uma gestão do século 19”, afirma Malik.



Um comentário:

  1. Profa. Malik, concordo com seus comentários. A gestão da saúde tem muito o que avançar, até porque é um sistema complexo e com muitos interesses. Sou um pesquisador e prático na área e, assim como a senhora, também vislumbro muitas oportunidades de inovação. Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho frente ao GV Saúde.

    ResponderExcluir