quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Situação no exterior continuará segurando crescimento brasileiro


A economia brasileira não deve crescer com o mesmo otimismo e os bons números de 2010. Isso é um reflexo direto do cenário externo que influenciou profundamente na economia, algo que deve continuar acontecendo em 2013. "Estamos vendo uma mudança no ciclo econômico mundial", diz Celina Ramalho, professora da FGV-EAESP. "Novos países estão emergindo e se tornando hegemônicos, sobretudo China e Índia, e, com isso, o comércio internacional está mudando de formato. Há menos espaço para crescer o comércio com os parceiros tradicionais", completa.

A economia do Brasil sofreu um refreamento ainda maior do que o previsto, o que é claramente comprovado com o pífio crescimento no terceiro trimestre do ano passado – ficando 0,6% abaixo do planejado. "Estamos estagnados, mas muito pelo efeito externo", diz a professora. As incertezas na Zona do Euro e as ações dos bancos centrais levaram a uma freada nos investimentos.

Fatores como cargas tributárias, deficiências de infraestrutura e o câmbio são fatores que diminuem a competitividade da economia brasileira. "Temos que tomar cuidado em não estimular tanto o consumo. Serão bons investimentos que deverão levantar a economia", resume Celina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário