quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quem já chegou lá


Você, que está trilhando seu caminho profissional, deve pensar no dia em que chegará ao comando de uma grande empresa, com presença em diversos países e a frente de centenas de funcionários. Grandes líderes pensam que o reconhecimento, na verdade, só aumenta sua responsabilidade. Eles também acreditam que grandes decisões não devem ser tomadas por uma única pessoa. "O papel do líder é fazer com que os seus liderados tomem decisões, mas sem abdicar de seu dever de influenciar - e ser influenciado também," disse Sergio Chaia, ex-presidente da Nextel, durante palestra realizada na FGV-EAESP.

Um dos aprendizados que Chaia considera mais importante em sua vida profissional é o conceito de terceirizar as fraquezas, contratando profissionais com talentos diferentes. Entre os maiores erros que já cometeu, Chaia destacou o de contratar - e promover - pessoas erradas e o de não seguir sua intuição, às vezes procrastinando algo que deveria ter cancelado.

A habilidade interpessoal é fundamental para que um lider possa convencer pessoas e trabalhar em grupo. Quem não possui um mínimo de base técnica e não se preocupa em estar atualizado, terá dificuldades maiores. Um líder deve tomar decisões complicadas o dia inteiro. E ele também erra. Mas empreender é justamente isso: curiosidade, iniciativa, risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário