quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Qual é o tipo de pós mais adequado para você?


Terminou a faculdade e quer dar continuidade nos estudos para se melhor qualificar no mercado? Então, saiba qual é a melhor opção para você entre mestrado, MBA ou especialização. Antes de escolher entre cursos lato sensu - especialização e MBA – ou stricto sensu – mestrado profissional ou acadêmico, é preciso verificar se o perfil do curso está adequado com o momento na carreira e as expectativas profissionais.

Os cursos de especialização possuem o mínimo de 360 horas e são voltados para o aperfeiçoamento e a atualização do profissional, procurados por quem busca se aprofundar em uma área para melhorar a formação. O curso exige um Trabalho de Conclusão de Curso. Para os que pretendem mudar de atividade e se readequar profissionalmente, a especialização é o mais indicado: "Uma pessoa que se formou em jornalismo pode querer trabalhar com recursos humanos, assim como um engenheiro pode resolver trabalhar com finanças", relata Antônio Freitas, pró-reitor da FGV-EAESP.

O MBA é recomendado para um público que já atua no mercado de trabalho há pelo menos três anos. Com duração entre 18 e 24 meses, os MBAs e especializações são muito práticos, por isso, geralmente exigem experiência de mercado na seleção. Funcionam como possibilidades de aumentar a empregabilidade, principalmente quando se escolhe boas instituições de pós-graduação que são "assediadas" por empresas.

Já o mestrado profissional é para profissionais do ensino, voltados para a pesquisa. Com duração entre 1 a 2 anos, o programa exige um projeto com foco no mercado de trabalho. Ao final do curso, é exigida uma dissertação com apresentação em banca para alcançar titulação de mestre. Geralmente, o projeto é um estudo de caso ou um produto com aplicação real.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Meu nome é Márcio, sou estagiário do departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações, foram muito uteis. Grande abraço!

    ResponderExcluir