quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Poupar com disciplina: o melhor caminho


A consciência da importância de se ter um planejamento financeiro é uma força que vem crescendo, cada vez mais, nos brasileiros, com o intuito de garantir um futuro mais tranquilo e as contas em dia. O cenário econômico atual permitiu a milhões de pessoas passarem a integrar a nova classe média e aumentar seus serviços e bens. Consumir é, sim, muito positivo, contanto que seja feito com total planejamento e disciplina.

Segundo William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV-EAESP, “o brasileiro tem tendência para o consumo, e o nível de endividamento das famílias é razoavelmente alto. Além disso, não há cultura de poupança”.

Ao sair de certas dívidas, o correto é adotar novos hábitos de consumo com o dinheiro. Estar disposto a mudar é o primeiro passo e, para isso, o correto é fazer um planejamento mês a mês, pois, dessa forma, é mais fácil avaliar o orçamento e questionar se os gastos são maiores ou menores que o ganho.

Eid ainda completa: “As pessoas têm de ter o bom senso de controlar seus gastos. Para fazer isso, não é necessário lançar mão de grandes esforços. A boa e velha planilha de Excel ainda é a principal aliada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário