segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pensando um mudar de emprego em 2013?


Mudar de emprego é algo que está frequentemente no topo da lista das resoluções de ano novo. Não trata-se de uma simples decisão, pois envolve fatores financeiros, mudança de rotina, discussões no âmbito familiar, possível troca de cidade e até mesmo uma pressão do círculo social da pessoa. Em relação ao mercado, a taxa de desemprego ficou historicamente baixa nas seis principais áreas metropolitanas no Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE: 4,9% em janeiro.

Mesmo assim, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de procurar um novo trabalho. De acordo com Paulo Yazigi Sabbag, consultor e professor da FGV-EAESP, primeiramente, há dois tipos de estresse que uma pessoa é acometida no ambiente de trabalho: o Eustresse (ou “estresse bom”), que é aquele proveniente dos desafios enfrentados no dia a dia, mas que dão a sensação de revigoramento e “dever cumprido”; e o “DISstresse”, que é a frustração de estar trabalhando em algo que não gosta o que acarreta grande cansaço profissional. Quando esse segundo fator começa a fazer parte da rotina, é hora de procurar um novo trabalho.

"Também podemos citar a sensação de que o trabalho é um fardo pesado. O emprego tido apenas como algo para pagar as contas é outro aspecto negativo. Acordar de manhã sem vontade de trabalhar, por fim, sinaliza que algo vai mal", completa o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário