quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projetado por Oscar Niemeyer para FGV do Rio de Janeiro

A expansão do conjunto arquitetônico da Fundação Getulio Vargas, a Torre Oscar Niemeyer, foi projetada pelo arquiteto homônimo. O anexo fica ao lado da sede da FGV, na Praia de Botafogo - Rio de Janeiro. A construção tem 19 andares, dois subsolos de estacionamento e um centro cultural. As edificações, que simbolizam um presente da arte de Niemeyer à cidade do Rio, mantém a sintonia com as linhas do edifício sede e estão dentro de um conceito urbanístico que prevê a perfeita harmonia com os prédios próximos e a paisagem local.

O novo complexo começou a ser construído 42 anos após a inauguração da sede, que conta com 14 andares. Carlos Ivan, presidente da FGV, anunciou que pedirá ao Patrimônio Histórico o tombamento do novo prédio.

As obras do arquiteto carioca ficaram mundialmente conhecidas devido à singularidade da perspectiva plástica utilizada nas armações de concreto. Em quase 80 anos de atividades, Niemeyer levou o estilo sinuoso de seus projetos não só a diversas cidades do País, como também fez contribuições a diversas obras arquitetônicas ao redor do mundo. Ontem, aos 104 anos, o “arquiteto do planalto” se despedia do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário