quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pessimismo no mundo empresarial


Não houve otimismo durante o encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), quando foi realizada a 83ª edição de pesquisa de Índice LIDE de Clima Empresarial, que apresentou diversos dados de 2012, em São Paulo. Um estudo geral da instituição e da FGV-EAESP apresentou uma considerável queda no setor, ficando em 5,7, contra 6,2 em relação ao índice anterior.

A nota das medidas tomadas pelo Governo Federal ficou em 4,4 contra 5,1 anteriormente. Em relação ao cenário atual dos negócios, o estudo também revelou uma piora: 42% dos empresários consideram o cenário melhor, contra 49% da edição anterior. Cerca de 36% dos empreendimentos mantiveram seus números estáveis (sendo que eram 41% na pesquisa anterior). Ocorreu também uma mudança no quesito previsão para a geração de empregos diretos e indiretos: 42% dos empresários tendem a empregar; 48% esperam manter o nível de emprego atual ( esse número era de 49% na edição anterior) e 10% preveem demissão (eram 9% na sondagem anterior).

Com o cenário mais turbulento, o mundo empresarial está esperando um faturamento menor em 2013. As empresas que projetam contração passaram de 6% para 8%, ao passo que a proporção de empresas prevendo crescimento real das vendas no ano seguinte passou de 72%, em 2011, para 69%, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário