sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Novos rumos do MBA


O paradigma do MBA no Brasil necessita de mudanças. As transformações na esfera econômica nacional, com novos negócios surgindo e o culto ao empreendedorismo, fazem necessária uma releitura do MBA, que permanece demasiadamente teórico, focado exaustivamente em formar consultores ou executivos para grandes companhias.

Para as pessoas que têm um negócio próprio, um programa de MBA é lento e não fornece elementos empíricos para a realidade de um empreendedor, que vive em um ritmo acelerado. Isso está mudando, MBAs já estão se adaptando às novas realidades dos profissionais, deixando o programa mais empírico, como aponta Marina Heck, professora da FGV-EAESP. “Quando o profissional volta à escola, quer mais informação. Quer se atualizar. Na carreira, já vê coisas práticas no dia a dia. Não é finalidade da escola ensinar isso".

Para questões de validade do programa, são necessárias algumas observações: caso o curso não seja ministrado em uma instituição de ensino, a escola precisa ter um acordo com uma faculdade ou com uma universidade. É preciso também, antes de optar por um programa, que o interessado verifique atentamente a grade de aulas, descubra quem são os professores e procure conversar com ex-alunos, para verificar se o curso atenderá às expectativas.

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