sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Menos crédito no Natal


Grande parte do varejo acredita que os níveis de financiamento das compras nas festas de fim de ano não devem superar as marcas de 2011, revelou uma pesquisa realizada pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (TGV).

O estudo, realizado com mais de 260 empresas de pequeno, médio e grande porte, aponta que 43,9% dos empresários disseram que a fatia das compras ao crédito deverá ser mantida. “Esse resultado nos surpreendeu", afirmou Abraham Laredo, professor do Núcleo de Varejo do FGV in company. Segundo a pesquisa, a parcela de empresas que aposta no aumento da participação dos financiamentos no total das vendas (29%) e na redução (27,1%) é praticamente equivalente”.

O coordenador do núcleo Jacque Gelman explica que o resultado dessa projeção pode significar duas coisas: o elevado nível de endividamento da população e a redução dos juros para estimular o consumo. Mesmo com o fraco desempenho do PIB deste ano, o varejo continua com boas perspectivas para natal, sendo que 69,1% das empresas que participaram do estudo, acreditam no crescimento das vendas a vista.

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