sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Juros voltam a subir no crédito


As taxas de juros em operações de crédito ao consumidor pararam, em novembro e por conta de um movimento inesperado do mercado, uma sequência de quatro quedas consecutivas e acabaram, por fim, invertendo essa situação.

Segundo pesquisa feita pela Afenac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças – em seis linhas de crédito pesquisadas, apenas o juro no rotativo do cartão de crédito continuou inalterado. O aumento da taxa de juros para pessoa física subiu de 5,50% ao mês em outubro para 5,63% em novembro, na média, geral. A taxa anual ficou em 92,95%, sendo considerada a maior desde setembro de 2012.

O elevado índice das taxas surpreendeu os consumidores que fizeram algum tipo de empréstimo e também os especialistas que acompanhavam a queda desde de abril. Uma das explicações para essa alta inesperada é o temor do aumento da inadimplência que, atualmente, gira os 7,9% para pessoas físicas.

Desde 2009, quando ocorreu a grande inadimplência dos financiamentos de veículos, os bancos reformularam o modo de concessão ao crédito, posicionando-se de uma maneira mais restrita. Hoje em dia, já com esse método aplicado, há a visão de uma economia mais fraca, que continuará sofrendo nos próximos anos. “ Na prática, o bom pagador arca com os calotes”, completou o professor de finanças da FGV-EAESP, William Eid Júnior, sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário