segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Investimentos de fora


O próximo ano deve ser bastante favorável para a atração de novos investimentos internacionais para o Brasil. A necessidade do governo norte-americano de rever a sua situação fiscal, a tentativa europeia de contornar a crise e a retomada do crescimento asiático (encabeçado pela China) devem incrementar a economia brasileira.

De acordo com analistas, apesar do baixo crescimento do PIB em 2012 (estimado em 1,6% e 1,8%), o próximo ano deve apresentar uma elevação de até 5% - e a retomada dos investimentos é um ponto chave para essa aceleração.

Os setores que mais receberão investimentos devem ser os de infraestrutura, de construção e o de varejo. Para Celina Ramalho, professora da FGV-EAESP, o potencial de crescimento da economia para 2013 e 2014 vai oscilar na faixa de 3,5% a 4%. Ela prevê retração dos juros, com a Selic, hoje em 7,25%, crescendo até 5% em função das medidas de estímulo.

O mercado interno brasileiro é gigantesco – incorporou mais de 40 milhões de pessoas à classe média e, juntamente com a China e a Índia, deve liderar o crescimento da economia do mundo nos próximos anos. “A grande vantagem do Brasil em relação a outros países é que ele terá efeitos multiplicadores sobre o restante da economia por pelo menos dez anos, tranquilamente”, completa Celina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário