quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Redução de custos


Os primeiros anos de um negócio são os mais difíceis. De acordo com o Sebrae, cerca de 27% das novas empresas fecham as portas até o segundo ano de negócio. Compartilhar escritórios, ou estruturas administrativas, por exemplo, pode ser uma boa maneira de reduzir custos fixos.

“Para tentar minimizar esse percentual, o empreendedor deve prestar atenção nos seus custos fixos, pois são eles que podem inviabilizar o negócio. Entre esses custos estão aluguel, salário do pessoal e material de escritório. Já os custos variáveis são custos proporcionais à quantidade de bens produzidos, como a matéria-prima”, diz Tales Andreassi, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV-EAESP. Segundo o professor, se um negócio não começou a produzir, não é necessário contar com gastos extras.

Ao abrir uma empresa, é preciso fazer uma análise sincera e vale ainda refletir se aquele escritório localizado na melhor região da cidade é realmente necessário. Atualmente, com a melhora significativa dos serviços de internet de banda larga, muitos negócios podem funcionar com base no home office – com as devidas cautelas tomadas para que os colaboradores realmente cumpram todas as tarefas como se estivessem presentes no escritório. “Outra possibilidade é um espaço de "coworking" (compartilhamento de escritórios) ou mesmo uma incubadora, na qual o empreendedor divide o ambiente com outras pessoas”, diz Andreassi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário