sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Empresas seguram postos de trabalho


Apesar de o setor industrial brasileiro ter apresentado um baixo crescimento em 2012, o nível de empregos ficou praticamente estável no último mês. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o nível de pessoas sem trabalho cresceu apensas 0,1% em dois meses. Em contrapartida, a renda média mostrou resultados positivos, já que passou de R$ 1.768,89 em agosto para R$ 1,771,2 no último mês.

Apesar da piora no desempenho, ainda não começaram os cortes de postos de trabalho, isso porque as indústrias ainda apostam na retomada do crescimento para o próximo ano. De acordo com o IBGE, em setembro do ano passado, o setor representava 16,4% do percentual de empregados - no mesmo mês deste ano, esse número caiu para 16%.

Especialistas acreditam que, mesmo com essa queda significativa, o país pode ter resultados melhores em 2012. A professora da FGV-EAESP, Celina Ramalho, diz que a economia brasileira passa por uma fase de acompanhamento de período de eleições, e que o crescimento deverá ser retomado no ano que vem, com, no mínimo, a manutenção ou a criação de novos cargos e melhores salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário