sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CO2 em pauta


Uma parceria entre a FGV-EAESP e o World Resource Institute lançou o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), que começou a analisar, a partir de 2008, a difusão dos inventários de emissão de gases do efeito estufa. Há mais de 10 anos, gestores de sustentabilidade e meio ambiente buscam maneiras mais viáveis para verificar a questão do uso de carbono e seus produtos e serviços.

O maior uso das cotas de carbono não são oriundos do setor industrial (10% das emissões do País) – e sim, fruto do desmatamento e uso da terra. Todos esses dados estão de acordo com a exigência nos Planos Setoriais da Política Nacional de Mudanças Climáticas e também com as negociações de pós-Protocolo de Kyoto, que começam em 2020.

Uma das grandes dificuldades é a falta de conhecimento de diversos profissionais sobre a questão. Mesmo assim, a expectativa do Cebds é que as empresas participantes se multipliquem e ganhem escala a médio e longo prazo, seja por força das exigências do mercado, seja por restrições que tendem a ser impostas ainda essa década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário