quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A importância do sócio ideal


Quando se escolhe uma pessoa para dividir as responsabilidades de gerir uma empresa, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, o tipo de habilidade que a outra pessoa possui. Se um indivíduo é talentoso na parte criativa, por exemplo, deve buscar as habilidades administrativas e de negócios em um sócio. “Avaliar o que a pessoa vai agregar ao negócio é um dos ingredientes básicos para escolher um sócio”, afirma Marcelo Aidar, professor do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP.

Não é necessário preocupar-se em encontrar uma pessoa que pense exatamente igual a você. É importante que haja uma boa convergência de ideias, filosofia empreendedora e visão do negócio, mas nada além disso. Por isso, prepare-se para enfrentar eventuais conflitos de pensamentos, o que, quando ocorre de maneira saudável, traz benefícios para todos na empresa. A amizade é um ingrediente importante, mas só isso não é suficiente, pois o sócio ideal é aquele que agrega competências ou capital ao negócio e complementa necessidades, virtudes e habilidades.

Para startups e negócios mais recentes, o ideal é ter o investidor anjo, que pode ser um parente – os empreendedores mais novos geralmente recorrem ao pai, por incentivarem e investirem mais facilmente em uma nova ideia. É de suma importância que os sócios pratiquem a transparência, honestidade e tenham a mesma visão, valores e ética sobre o negócio. A área de atuação de cada um deve ser bem definida, respeitando o trabalho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário