quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Supermercados lideram práticas sustentáveis


Os supermercados brasileiros estão na vanguarda das práticas sustentáveis no varejo. É nesse tipo de comércio que as pessoas geralmente mais recebem informações sobre o modo de produção das mercadorias, como foram fabricadas, quais substâncias possuem, se economizaram energia durante a fabricação e informações deste tipo.

Grandes redes de varejo estão sendo reconhecidas por seus programas de reciclagem ou reutilização de embalagens. Um exemplo disso são os sistemas de coleta de pilhas, localizados nos supermercados, locais já bastante conhecidos entre a população.

Outro exemplo são as sacolinhas plásticas - o consumidor ainda não entendeu que, de uma maneira ou de outra, ele paga pela sacola, já que o valor está embutido na conta. A interrupção do uso irá, a médio e longo prazo, entrar no cotidiano das pessoas e reduzirá o impacto no meio ambiente. O professor da FGV-EAESP, Luiz Carlos de Macedo, lembra que o tema deve ser cultivado internamente e fazer parte do planejamento de longo prazo das empresas do setor de varejo. Também alerta que hoje existe muita certificação sobre produtos sustentáveis sem que o consumidor entenda exatamente o que é isso. “A redes de supermercado devem ser ainda mais incisivas na divulgação de práticas ecologicamente corretas, para que os outros ramos do varejo passem a aderir medidas similares", completou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário