terça-feira, 18 de setembro de 2012

Passando o bastão


É possível ensinar alguém a empreender? Alguns especialistas dizem que esse “dom” é congênito, enquanto outros pensam que seja possível estimular e ensinar essa prática na universidade.

Gilberto Sarfati, professor da FGV-EAESP, acredita que tudo pode ser ensinado, inclusive, como despertar nas pessoas o espírito empreendedor. “Percebemos que a maioria dos alunos entra na faculdade sem nem pensar em empreender. Mas isso muda com o tempo. O número de alunos que quer abrir um negócio próprio tem crescido dentro da faculdade e alguns deles começam a empreender ainda dentro da instituição”, acredita o professor.

Para isso, diz o professor, o planejamento é essencial. Pesquisas indicam que os principais motivos para o insucesso das pequenas empresas são a falta de experiência e capacidade de gestão. O empreendedor não precisa ser um especialista nessas áreas, uma vez que, mais cedo ou mais tarde, ele poderá contratar pessoas especializadas nelas. Mas precisa ter uma boa noção para conseguir acompanhá-las — afinal, é o presidente da empresa que está fundando.

Segundo Sarfati, a proliferação de cursos de gestão de negócios no mundo é um ponto muito positivo, pois mostra o aumento da cultura empreendedora e as pequenas empresas têm conseguido cada vez mais espaço no concorrido mercado: “Agora, o próximo passo é aumentar a especificidade desses cursos para que eles sejam mais focados nos pequenos negócios”, conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário