terça-feira, 25 de setembro de 2012

Faça bons negócios utilizando o dinheiro a seu favor


Negociar é uma arte - alguns nascem com o dom, mas é possível aprendê-lo no curso da vida. Há uma boa relação de técnicas para você fechar um acordo bem sucedido. O blog da FGV-EAESP te dá alguns exemplos e dicas para fazer boas negociações.

Automóvel

Na compra de um automóvel, por exemplo, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Se possível, opte pela compra à vista, pois assim, você terá um poder de barganha muito maior. Se parcelar for inevitável, é necessário fazer uma boa pesquisa, buscando sempre as melhores taxas e não se surpreenda com o preço pós-fixado. Um carro usado pode ser mais vantajoso do que um zero parcelado em muitas vezes – mas não se esqueça de fazer uma minuciosa vistoria e exigir toda a documentação pertinente.

Primeiro imóvel

Antes de adquirir seu imóvel próprio, tenha muito cuidado. Visite o local em horários e dias diferentes, para se certificar que a vizinhança é realmente tranquila em relação ao trânsito, como o corretor de imóveis provavelmente irá dizer. Pesquise também outros pontos atrativos, como futuras linhas de metrô e comércios convenientes. “São fatores que podem ajudar a valorizar ou desvalorizar o imóvel ao longo do tempo", indica Fábio Gallo Garcia, professor de Finanças da FGV-EAESP.

Outro ponto interessante a se observar é que os novos empreendimentos, que surgem em toda parte, estão baixando um pouco o preço dos imóveis usados, tornando-os ótimas oportunidades de negócios. Quanto ao financiamento, as atenções devem se redobrar em torno das taxas de juros. Existem dois tipos: 11% mais TR ou 13% de juros, com parcelas fixas. Não são todos os bancos que oferecem a segunda opção, no entanto, ela é muito mais recomendável, porque diminui os riscos, caso ocorra crises futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário