sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Consumindo no exterior


Mais de 1,4 milhão de brasileiros devem ir aos Estados Unidos em 2012. Entre os principais motivos que levam tantos turistas do Brasil ao exterior, o dólar é a maior razão. Por lá, a moeda está em um valor aceitável, e por aqui, a indústria sem competitividade e aspecto cultural de adquirir marcas estimula as pessoas a buscar coisas novas.

Os poucos investimentos na indústria nacional e o dólar em patamar bom para o brasileiro estão exportando consumidores, principalmente às cidades da Flórida. Esse destino já é bastante conhecido, mas o número de viagens e a frequência estão crescendo a cada ano. Juracy Parente, professor da FGV-EAESP, diz que o segmento de roupas, principalmente da classe média e alta, é o mais prejudicado. "Em algumas lojas da Flórida, mais da metade das compras são de brasileiros. O varejo americano não briga só pelo preço. Ele tem relacionamento intenso com a Ásia e é muito eficiente na construção de marcas de prestígio, o que chama atenção do consumidor", diz o professor.

O aspecto cultural brasileiro também apresenta destaque, já que trata-se de mostrar o status social em viagens ao exterior para fazer compras, Além disso, outros fatores têm colocado o Brasil em posição de destaque no cenário internacional, como a Copa do Mundo, que está valorizando o país como super potência econômica, colocando-o na mira das empresas. "Este movimento vai ajudar a manter as vendas no varejo. Entre as lojas que já estudam vir para cá, está a gigante no setor de brinquedos, Toys R Us", completa Parente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário