quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Veja cinco sinais que apontam que sua empresa está crescendo


Para que seu empreendimento cresça, é essencial tomar uma série de medidas: montar um plano estratégico, saber tudo sobre o que está se passando dentro do negócio e acompanhar de perto o fluxo de caixa. Segundo Gilberto Sarfati, professor da FGV-EAESP, a maior parte dos empreendedores quebram por falta de planejamento e gestão, por isso, atente-se a alguns padrões de finanças que podem alavancar o seu negócio.

Ainda de acordo com o especialista, o pequeno empreendedor deve entender que o faturamento traz dinheiro para a empresa, mas é o lucro que realmente importa para qualquer negócio. Veja alguns indicadores de que seu negócio pode estar no caminho certo:

Faturamento: Esse indicador deve mostrar o valor de venda e o percentual de venda com relação à meta planejada. Por exemplo, caso o mês já esteja na metade e ainda falte 70% da meta para ser alcançada, algo deve ser revisto e alterado nos processos da empresa.

Lucratividade/Rentabilidade: É a percentagem de lucro tirado do faturamento, após a dedução das despesas. Com esse indicador positivo, é possível investir ainda mais em seu negócio ou criar estratégias para aumentar ainda mais as vendas.

Ticket médio: É o valor médio de venda por cliente ou por venda. Com esse dado, é possível identificar se sua equipe de vendas está vendendo menos e precisar ser treinada, ou ainda se a quantidade de clientes diminuiu e você precisará de investimentos em estratégias de marketing.

Rentabilidade e prazo de retorno: É a divisão do lucro médio pelo investimento inicial – através desse cálculo, é possível verificar se o negócio é viável, comparando-o com os rendimentos bancários e avaliando se é mais rentável que uma caderneta de poupanças. Já a divisão do investimento pelo lucro médio mensal, permite que seja calculado em quanto tempo o negócio se pagará.

Metas: devem se ousadas, mas atingíveis. Para avalia-las, é necessário acompanhar periodicamente alguns indicadores, como o ticket médio – que deve ser checado diariamente – e a lucratividade – que é verificada mensalmente. Se você perceber que os resultados não estão indo de acordo com o planejado, reestruture as estratégias e altere a trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário