sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brasil ocupa o 30º lugar em Risco Soberano


A BlackRock, gestora de investimentos norte-americana, divulgou um relatório que coloca o Brasil no 30º lugar entre os 48 países analisados para o Índice de Risco Soberano. O país ficou praticamente estável na relação, mas considerando a situação do que o Brasil apresentava há 10 anos, quando ainda tinha problemas para honrar seus compromissos externos, a credibilidade na economia vem sendo consolidada.

De acordo com Celina Ramalho, professora da FGV-EAESP, o Brasil deixou de ser insolvente há 20 anos para ser credor do FMI nos dias atuais, mas ainda há espaço para reformas na política econômica e para fomentar a poupança para investimento, um outro caminho para o crescimento.

Mesmo com a melhora, o Brasil ainda ficou atrás de outras economias emergentes, como o Chile; em 9º, a Rússia; em 19º, e a Colômbia; em 28º. O ranking considera diversos fatores, como o poderio nas exportações, a força da indústria nacional, as reformas estruturais, o espaço fiscal, a posição em financiamento externo e a saúde no setor financeiro. O índice inclui também outras métricas baseadas na política fiscal e avanços no combate a corrupção.

Na lanterna da lista, estão os países europeus afundados em dívidas; a Grécia ocupa o último lugar (48°), e Portugal, o penúltimo (47°). Entre os primeiros colocados aparecem: Noruega, em 1°; Suíça, em 3°; Suécia, em 4°; e Finlândia, em 5°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário