sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A falta de trabalhadores qualificados no Brasil


A economia brasileira cresceu muito nos últimos anos. Apesar do crescimento econômico não ter sido tão globalmente impactante e grandioso quanto o da China, por aqui, o aumento do PIB teve, na última década, o maior crescimento desde os anos 70. As empresas investiram, duplicaram, triplicaram a produção e claro, precisaram de mais mão-de-obra.

Nos últimos 10 anos, o Brasil criou quase 18 mil empregos com carteira assinada (um aumento verificado de 68%). No entanto, mesmo com esse cenário aparentemente favorável, o país começou a enfrentar alguns problemas que seguram o crescimento: crises no exterior, a precária infra-estrutura para os transportes e a falta de trabalhadores qualificados, que provêm da precariedade e descompasso da educação brasileira.

De acordo com o Ministério da Educação, das quase 1 milhão e 500 mil vagas oferecidas no primeiro semestre, pouco mais de 20% foram preenchidas.“É comum encontrar um caixa que não sabe fazer contas, a não ser apertando o botão da máquina registradora. É comum encontrar alguém em um call center que não saber responder a terceira pergunta”, relata o professor Luiz Carlos Cabreira, da FGV-EAESP.

Apesar de ser a 6ª maior economia do mundo, o Brasil está muito atrás de outros países em relação à produtividade (46º em uma lista com 59 países). Em relação à educação, a situação é ainda pior: 54ª posição na mesma lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário