terça-feira, 10 de julho de 2012

Qual corretora confiar os investimentos?


Quando o assunto é investimento, nenhuma decisão deve ser tomada antes de fazer algumas considerações quanto à escolha da corretora. Antes de contratar a casa que cuidará de seus investimentos, é necessário definir se eles serão concentrados em uma única instituição e /ou negociar taxas. A partir disso, o investidor deve mapear quais aplicações pretende realizar e traçar o seu perfil de investimento, para, então, negociar as taxas com a corretora escolhida.

O indicado é que sejam procuradas corretoras compatíveis com o perfil do investidor. “Por exemplo, Instituições Financeiras que priorizam o cliente pessoa física podem oferecer políticas mais interessantes para este público”, explica Samy Dana, professor de Administração da FGV-EAESP. Ou seja, corretoras que se adaptam à carteira de aplicações do cliente podem facilitar negociações.

Quem opta por utilizar home broker, com operações pela internet, deve verificar se o serviço está incluso nas taxas de corretagem. Caso seja cobrado à parte, o valor deve ser considerado na hora de tomar a decisão final.

Quem está inclinado a escolher uma corretora pertencente a um banco, também deve se atentar aos valores finais. Caso a contratação esteja atrelada à abertura de uma conta corrente no banco, as taxas de manutenção bancárias devem ser colocadas na ponta do lápis.

Independente da empresa escolhida, é essencial analisar o histórico de retorno dos investimentos anteriores e dos produtos financeiros. Essas informações podem ser encontradas no Banco Central (BC) e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Após verificar esses dados, é importante explorar a estabilidade e idoneidade da instituição, para, a partir disso, tirar uma conclusão sobre a qualidade dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário