segunda-feira, 23 de julho de 2012

Empresas dignas de destaque


O anuário "Valor 1000", que reconhece as mil melhores empresas deste ano, está prestes a completar 12 anos. Com base em alguns indicadores do ranking, foi possível mapear diferentes aspectos financeiros envolvidos na gestão das empresas, o que é fundamental para classificá-las de acordo com o seu empenho e qualidade do serviço oferecido.

De acordo com o professor, coordenador do Centro de Estudos em Finanças (GVcef) e orientador técnico do "Valor 1000", William Eid Junior, os principais indicadores usados no anuário são a receita líquida, a geração de valor e o crescimento sustentável. Os outros critérios, que têm menor peso, são rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente e giro do ativo.

Essas categorias são analisadas a fim de encontrar um equilíbrio entre os setores financeiro, rentabilidade, crescimento, risco e valor criado pela administração do negócio.

Para crescer, uma empresa necessita que diversos dos seus pilares cresçam juntos, além de mapear a capacidade de uma empresa, e é importante analisar o crescimento sustentável. Um dos principais indicadores dessa análise é o patrimônio líquido, já que a partir dele é possível observar quanto o patrimônio cresceu em relação a receita. Quanto mais próximo do crescimento da receita, mais sustentável é o crescimento.

Através desses sete indicadores, é elaborado no "Valor 1000", a classificação das empresas e, portanto, as campeãs setoriais. “Buscamos com eles abranger os diferentes aspectos financeiros envolvidos na gestão das empresas, o que é fundamental para classificá-las”, conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário