quinta-feira, 26 de julho de 2012

Competição saudável motiva startups


O mercado de startups nunca esteve tão promissor como nos últimos anos. Segundo dados dos GVcepe (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital), da FGV-EAESP, o investimento de capital de risco aplicados em empresas iniciantes com base tecnológica tem crescido, desde 2005, cerca de 50% ao ano.

O principal motivo deste crescimento considerável diz respeito a competição saudável que surgiu no mercado, ou seja, o surgimento de aceleradoras e competições que promovem o negócio e despertam a atenção dos investidores. Por meio de palestras, debates, concursos e encontros, o negócio arrecada maneiras de investir em sua ideia.

Esta nova realidade evidencia o fim dos tempos dos empreendedores terem que recorrer a amigos ou parentes, dispostos a apostar em uma nova ideia. Esta mudança de conceito é decorrente dos últimos três anos, já que os fundos de ricos investiram R$ 6,2 bilhões em empresas brasileiras, sendo 15% delas startups nacionais.

Na opinião de Adalberto Brandão, CEO do GVcepe e coordenador do Desafio Brasil, o primeiro passo é testar o produto e modelo de negócio, antes de procurar um investidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário