sexta-feira, 18 de maio de 2012

Anvisa quer crescimento, sem desestimular a indústria


O maior desafio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é, atualmente, garantir a segurança da população por meio dos investimentos do setor, mas sem desestimular a atual situação da indústria.

A indústria farmacêutica cresce, anualmente, em um ritmo de três a quatro vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB). Exatamente por isso, limites e regras são necessários para estabelecer condições de um ambiente saudável para os negócios.

O fato do Brasil estar em um momento econômico importante faz com que as exigências da Anvisa ofertem amparo, também, à indústria, sem comprometer o rigor das avaliações. O país fez uma opção de, juntamente com a liberdade de mercado, promover a garantia quanto à segurança e eficácia dos produtos que vão para o mercado.

Para o pesquisador do Núcleo de estudos e planejamento sobre saúde da FGV-EAESP, Wilson Rezende, é inevitável a regulação, já que o desenvolvimento social e econômico não se faz sem condições adequadas e capacidade de regular o mercado. Ainda segundo ele, é necessário que o país busque o nível ótimo de regulação, que é o equilíbrio estável, evitando as disfuncionalidades de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário