quarta-feira, 18 de abril de 2012

Investimento em cardeneta ou em fundo DI?

Após o mês do leão, chega o momento de retomar os investimentos. No entanto, é necessário ficar atento às demandas e necessidades especiais do mercado financeiro, antes de qualquer passo.

O professor de Finanças Pessoais da FGV-EAESP, Fábio Gallo, esclarece as principais dúvidas que podem surgir durante esta época.

Segundo Gallo, os fundos de investimento em renda fixa tendem a ser uma opção cautelosa, uma vez que o corte na taxa Selic pode estar próximo dos 9% ao ano. O investidor deve estar atento principalmente às taxas administrativas cobradas na renda fixa, juntamente das incidências do Imposto de Renda.

Fábio ressalva que a caderneta de poupança tem rentabilidade de 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% durante todo o ano, mais a TR (taxa referencial de juros), além de não possuir cobranças de taxas do IR.

“Antes de qualquer investimento, é importante avaliar todas as informações, aplicar e calcular o rendimento líquido e compará-lo com o da cardeneta de poupanças”, sugere o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário