quinta-feira, 22 de março de 2012

Fóruns e eventos sustentáveis estão focados na conservação e uso da água

Cada vez mais preocupados com as questões de sustentabilidade, o GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade) da FGV-EAESP é parceiro na realização do Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizado no Rio de Janeiro em junho de 2012.

No início do mês de março, foi realizado o 6°Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França. O Fórum contou com a participação da Agência Nacional de Águas (ANA), que compartilhou as soluções e projetos que vem desenvolvendo, como o Programa Produtor de Águas (de pagamento por serviços Ambientais), o Prodes (de despoluição de bacias hidrográficas por meio do financiamento do tratamento do esgoto), o Atlas Brasil de Abastecimento urbano de Água (como solução de monitoramento da eficiência no abastecimento), e a experiência com o gerenciamento dos Recursos Hídricos e o monitoramento de rios e eventos críticos.

A ANA estará presente no painel “A Caminho da Rio+20” e das mesas redondas “Adaptação às Mudanças Climáticas” e “Economia Verde”, entre vários outros temas de caráter técnico. Este ano, a importância do Fórum Mundial da Água ganha maior peso devido à proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Por isso, o Conselho Mundial da Água organizou um evento especial intitulado “A Caminho da Rio+20”. Espera-se que as discussões que serão travadas nesta sessão sinalizem as principais questões sobre água a serem levadas ao Rio de Janeiro.

O Rio+20 é uma iniciativa apoiada pela FGV-EAESP.

Mais informações sobre o que aconteceu no 6°Fórum Mundial da Água podem ser acessadas pelo link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário