segunda-feira, 26 de março de 2012

As características do bom executivo

O bom executivo não é simplesmente aquele que administra coerentemente um bom negócio. O profissional de sucesso é aquele que consegue equilibrar antecipação, adaptabilidade e ambiguidade para manter o desempenho satisfatório e a qualidade de vida.

A antecipação está ligada as questões de prever os possíveis problemas que podem ocorrer, e analisar o diagnóstico com mais eficácia. Além disso, quanto mais se estuda a visibilidade de problemas, maior será a chance de se preparar e evitar possíveis problemas.

Em relação a ambiguidade, por sua vez, são aquelas situações quem que se confrontram mais de uma opinião e é necessário escolher o melhor caminho a ser seguido. Nesta situação, vale novamente pensar na questão da antecipação, de prever de possíveis problemas.

A adaptabilidade é, sem sombras de dúvidas, a mais importante característica do bom executivo. Na maior parte das culturas é ela a essência global. O profissional bem sucedido é aquele que está pronto para qualquer oportunidade, que se antecipa e sabe escolher a melhor opção para o seu negócio. Outra característica é não ter medo de se arriscar e estar pronto para explorar suas competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário