quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Brasil e o “modelo Carnaval” de gestão

O interesse estrangeiro em investir em território nacional não é novidade para ninguém. Ao longo de muitos anos e medidas positivas, o Brasil se tornou um modelo seguro e concreto de economia, que rende bons frutos.

Com os crescentes investimentos em petróleo, no ramo agrícola e em tecnologia, além de sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016), o País se torna destino de diversas e importantes multinacionais.

O modelo de economia não fica retido apenas aos investimentos. A educação já se tornou ponto alto. As empresas nacionais, cada vez mais, investem em seus funcionários. De acordo com Marina Heck, do programa OneMBA, da FGV-EAESP, 90% dos alunos inscritos no OneMBA são financiados por empresas. “No Brasil, também há uma guerra por talento”, completou.

Para estudantes que vêm de fora do país, o Brasil oferece lições que se diferenciam daquelas que possam ser aprendidas em outros países dos BRICs, como a Índia e a China. Há estudantes, por exemplo, que recebem a oportunidade de estudar o Carnaval carioca e entender como um grande evento internacional pode surgir das favelas empobrecidas.

Embora a maior reunião popular do planeta possa parecer com uma festa espontânea, ela também é resultado de meses de treinamento intenso, coreografias meticulosas, e gestão pessoal em escala massiva. O modelo de gestão carinhosamente denominado “Samba Management”, pode ser um modelo para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário