sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alunos participam de Aula Magna promovida pela FGV-EAESP


A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) foi palco, na última terça-feira (13), da Aula Magna sobre Private Equity e Venture Capital com o professor Adalberto Brandão COO do Gvcepe e Diretor do Desafio Brasil. Durante o evento, os estudantes puderam ficar a par da Indústria que movimenta mais de $36 bilhões de dólares no Brasil, além de tirar dúvidas sobre o tema.

O principal objetivo da palestra foi conscientizar os estudantes da FGV, empreendedores e outros interessados sobre o que é e significa a indústria de Private Equity e Venture Capital, e que as boas oportunidades de emprego de muitos ali presentes estaria nesse ramo.

Para quem não domina o assunto, abaixo segue uma prévia do conceito de Private Equity e Venture Capital retirado do livro publicado pela própria FGV-EAESP “Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores”:

O termo Private Equity refere-se, portanto, em sua definição estrita, a investimentos em participações acionárias (equity) de empresa de capital fechado (private) que: (i) ou não tem tamanho para acessar o mercado financeiro via instrumentos públicos (como o lançamento de ações em bolsa de valores) ou (ii) que já possui tamanho, mas ainda não está suficientemente preparada para ter o seu capital aberto ao público. Em razão de sua característica privada e ilíquida, o investimento de Private Equity enquadra-se na categoria de ativos alternativos (alternative assets), o que requer que o investidor deste tipo de ativo considere um horizonte mais longo que aqueles de investimentos tradicionais para realização dos ganhos.

Os investimentos de Private Equity são tradicionalmente divididos em Venture Capital e Buyout, em que o primeiro se refere às participações minoritárias em empresas em estágios iniciais e o último às aquisições de controle acionário em empresas nos estágios mais maduros. Ou seja, Venture Capital é um tipo de investimento de Private Equity que, por sua vez, é um tipo de alternativo de investimento em ativo financeiro”.


Segundo o aluno da FGV-EAESP, Lucas Abud, o GVcepe espera dos alunos de graduação um aumento do interesse por esta crescente indústria, seja por oportunidades profissionais neste mercado ou por oportunidades de investimento por parte de empreendedores. Além disso, procura sempre incentivar o empreendedorismo de alto impacto, que é intrínseco a indústria de private equity e venture capital e necessário para a sua existência.

Após a aula foi disponibilizado um brunch Break, onde foram entregues os certificados de validação de créditos de atividades complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário