terça-feira, 16 de agosto de 2011

Participantes do GHG Protocol nacional emitem 107 milhões de toneladas de CO2



Revelação foi feita no encontro anual, no qual foi lançado o Registro Público de Emissões

Durante o evento do programa brasileiro The Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) – promovido anualmente pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) –, realizado em 10 de agosto, no Auditório Itaú da escola, foram exibidos os principais resultados do programa de 2010, do qual fizeram parte 77 empresas, sendo responsáveis por enviar seus inventários sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE), utilizando metodologia específica. Juntas somaram no ano passado 107 milhões de toneladas de CO2 (emissões diretas). Estiveram reunidos na ocasião representantes nacionais e internacionais dos setores público e privado e especialistas em mudanças climáticas.
No encontro, o coordenador do GVces, Mário Prestes Monzoni, parabenizou todas as companhias participantes e disse que pertencer ao programa as deixam transparentes. Afirmou que o objetivo não é apontar os maiores e os menores emissores, já que ainda a ação está no início. “O importante é chamar mais empresas”, revelou. Entre as 77 organizações estão: Abril, Santander, Petrobras, Natura, Pepsico, Itaú e Vale. Há três anos, quando o programa foi lançado no Brasil, apenas 22 empresas faziam parte.

Além dos importantes dados divulgados no evento, houve ainda o lançamento do Registro Público de Emissões. Trata-se de um site que reúne diversas informações do programa e está à disposição de todos. Acesse www.registropublicodeemissoes.com.br.



“O Brasil está muito avançado devido ao Registro Público de Emissões. Nenhum outro país possui esta ferramenta”, disse o diretor do GHC Protocol Initiative, Pakaj Bhatia, que esteve na FGV-EAESP para participar do encontro.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI), nos Estados Unidos, em 1998, e atualmente sua metodologia é a mais utilizada mundialmente para inventários de gases de efeito estufa, que especificam e quantificam os gases lançados na atmosfera, além de apontar outras informações. Clique aqui para saber mais sobre o programa brasileiro GHG Protocol e conheça todas as empresas participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário