segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como crescer bem profissionalmente

Atualmente, no mercado de trabalho, encontramos muitos jovens profissionais que diante das primeiras pressões e obstáculos impostos por superiores, desviam-se do caminho escolhido desmotivando-se e perdendo totalmente a energia. Contudo, agindo assim, tais jovens profissionais acabam perdendo chances de crescimento.

Tal fato já reflete algumas atitudes no mercado de trabalho que passam a preferir profissionais mais vividos e experientes que não se abalam tão facilmente no aspecto emocional. Uma causa dessa atual tendência pode ser, segundo o Professor Luiz Carlos Cabrera da FGV-EAESP, o excesso de zelo e proteção dos pais diante do restrito tempo de convivência, não criando resiliência suficiente para enfrentar pressões por prazo, por exemplo. Já os mais experientes, por terem vivido tudo isso e desenvolvido um autocontrole emocional, conseguem administrar bem as críticas, pressões e observações dos superiores de forma inabalável, tornando assim o desempenho diante do trabalho constante e sem crises.

Assim, diante deste fato, o Professor Edson Andrades da Reciclare Consultoria e Treinamento recomenda aos atuais jovens profissionais: “No mercado de trabalho de hoje, ser resiliente é aumentar sua empregabilidade e competitividade. Mas não confunda o resiliente com a figura do “capacho”. O resiliente, pelo contrário, é nobre no recebimento de certos feedbacks e aprende a se desenvolver a partir deles”. E conclui: “Não posso afirmar que todas as organizações trabalham segundo uma linha dura e dolorosa que cobra e pressiona seus colaboradores para alcançarem resultados, mas afirmo que todo tipo de profissional não foge dessa regra. O grande desafio não está em fugir ou esquivar-se da dor, mas sim em aprender a suportá-la e convertê-la em crescimento.



Fonte: Clipping Express
Fonte da imagem: Blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário