quinta-feira, 5 de maio de 2011

Luiz Felipe Pateo assume a gerência da Graco Brasil


Luiz Felipe Pateo é o novo gerente da Graco Brasil, a pedido do blog da FGV-EAESP ele nos respondeu algumas perguntas sobre a pós que ele fez na instituição:



1. Em quais aspectos que a pós graduação na FGV-EAESP te ajudou na hora de assumir o cargo na Graco Brasil?

Cursar o CEAG de 2005 a 2007, após alguns anos de minha graduação, foi um importante avanço para meu crescimento profissional, pois o curso me permitiu ter um conhecimento maior de outras áreas na gestão de negócio, além daquelas da minha graduação. Aliando minha experiência no mercado de trabalho, com a pós-graduação pude ampliar o pensamento estratégico e o foco na gestão do negócio, conseguindo assim evoluir profissionalmente.


2. Você acredita no poder de uma formação forte e completa, que envolva mestrado, pós e especialização?

Ter uma formação sólida e completa é importante para desenvolvimento profissional, pois diferencia e prepara aqueles que podem ser os melhores profissionais do mercado. Mas não é tudo. Aliado à formação, é necessário dedicar-se à sua profissão, ter paixão por aquilo que faz e buscar alcançar o melhor resultado possível para o negócio.



3. O que faz um brand manager e quais as exigências do cargo?

O brand manager é o responsável por tudo que se diz respeito à uma marca: define o posicionamento, estabelece quem é o público alvo, escolhe o portfólio de produtos mais adequado, busca o melhor posicionamento de preços para atuar no mercado e decide qual a melhor estratégia de comunicação. Complementar a isso, ainda tem a responsabilidade como “dono do negócio”, pois tem que ter relacionamento interpessoal com todas as áreas que de alguma forma interferem no resultado do negócio: vendas, trade marketing, supply chain, finanças... O brand manager deve estar sempre acompanhando a evolução das vendas, a melhor rentabilidade e a movimentação da concorrência e do mercado.


4. Qual o conselho aos alunos da FGV-EAESP para conseguir bons posicionamentos no Mercado de trabalho?

O primeiro segredo para se ter sucesso é ter paixão por aquilo que faz. Não adianta você trabalhar em uma área porque dizem que “dá dinheiro” ou porque é o sonho do seu pai. Se você não gosta daquilo que está fazendo, dificilmente vai conseguir se dedicar e consequentemente, se dar bem.

Depois, é preciso ter, pelo menos, um pouco de talento para aquilo que faz. Por mais que eu goste de desenho, tenha feito aulas na escola e na faculdade, não teria chances de sucesso como profissional pois meus desenhos não evoluíram muito além daquelas formas básicas que apreendemos na escola.

Por fim, se dedicar e ter uma formação de primeira linha é essencial pois lhe proporciona o conhecimento técnico necessário para se destacar no mercado. Com essa fórmula: paixão + talento + formação de primeira linha, não tem erro.



5. Quais as experiências adquiridas na pós graduação da GV? Você acredita que ela foi um bom investimento na sua formação?

As matérias cursadas na pós-graduação fazem parte do nosso dia a dia profissional e a forma prática com que são lecionadas são como um treinamento. Lembro-me quando “testava” no trabalho o que aprendia em aulas como contabilidade, negociação, gestão de pessoas, etc... e percebia que funcionava. Até hoje, aplico os conhecimentos e experiências vividos na pós, e por conta disso, estou certo que fiz um bom investimento para a minha carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário